Como calcular o preço de venda dos meus produtos ou serviços?

Se é salgado demais, você não vende. Se é suave demais, você não lucra. Identificar ao preço ideal é mesmo um desafio para todo novo empreendedor. Antes de mais nada, é  sempre é bom ter em mente o quanto os clientes estão dispostos a gastar e quais valores os concorrentes estão cobrando.

Para ter mais detalhes sobre como fazer o cálculo certo para montar o preço de venda da sua empresa, o Blog Empreenda Aqui conversou com José Matias Filho, professor de Finanças da Universidade Mackenzie Campinas (SP).

A partir deste bate papo elaboramos quatro dicas do que considerar na hora de cobrar e ainda sugerimos duas das fórmulas mais usadas para você elaborar seu preço.

  • Dê um pulo na concorrência

Se você está pronto para abrir uma loja de roupas e acessórios, por exemplo, cheque quais os valores desses produtos nos seus concorrentes. Para colher informações, vale seguir as redes sociais da loja vizinha ou passear pelo bairro de olho nas vitrines.

  • Descubra o diferencial do seu produto

Após conhecer um pouco mais o segmento em que abrirá sua empresa, procure entender qual o diferencial da sua marca. Com base no que você oferecer, diferente do que concorrência já faz, você poderá incrementar seu preço.  

Digamos que você poderia dar um toque especial na sua fabricação ao usar tecido feito de garrafas pet ou estampar desenhos exclusivos de artistas da sua região.

  • Conheça bem seus custos

Independente da fórmula que usará para construir seu preço, os custos envolvidos na produção serão essenciais para compor esse valor. Imagine um cabeleireiro analisando quais gastos ele terá ao fazer uma hidratação de cabelo: quanto em horas de trabalho, em produtos, água e energia ele irá gastar? Esta soma seria o custo deste tratamento de beleza.    

  • Quais são as fórmulas mais usadas para calcular o preço de venda?

Há duas maneiras mais comuns de precificação, que são:

modelo de fora para dentro

Modelo de preço de dentro para fora

Vá em frente e escolha a sua! E aproveite para começar a aceitar cartões e aumentar suas vendas. Com a máquina de cartão da iZettle, você aceita débito e crédito em até 12x e receba suas vendas em 2 dias úteis!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *