Organize seu pequeno café ou restaurante em 3 passos

Como produzir mais? A resposta é simples e direta: organizando-se melhor. E como conseguir isso? Ora, se você se focar nos três aspectos mais importantes de um café ou pequeno restaurante. Quer conhecê-los? O primeiro deles é…

É este, o seu café? A gente diria que está na hora de organizá-lo.

Acerte as contas

Contabilidade sempre dá o que falar. Não é pra menos. Se você não se organizar com as contas, jamais vai se entender com sua receita, com as despesas e pode acabar se complicando também com impostos, leis e regulamentações. Aqui, não vamos enrolar muito e citaremos os primeiros passos que você tem de dar. Em resumo, é o seguinte:

  • Tenha um software de administração de estabelecimentos alimentícios desde o nascimento do seu negócio. Pode ser do tipo mais simples ou os mais cheios de possibilidade. Há softwares que contabilizam inclusive o seu estoque, por exemplo.
  • Saiba o básico de contabilidade. É sério, você vai agradecer a si mesmo depois por isso. Encontre guias e até cursos bem recomendados e não deixe de checar as informações oficiais sobre leis, impostos e fiscalização nos sites dos governos federal, estadual e municipal.
  • Escrituração é a prática de manter registro de todas as transações do seu negócio. Contabilidade é o processo de registrar, medir, agrupar e organizar todas as informações de sua empresa. Não somente as informações de caixa (entrada e saída de dinheiro). A propósito, a contabilidade é conhecida também como “o idioma dos negócios”.

[highlight]

Separe um tempo toda a semana para fazer a contabilidade. Uma boa medida é a seguinte: se alguém perguntar sobre a saúde financeira de sua empresa, você deve saber a resposta no mesmo instante. Você precisa saber o vocabulário básico da contabilidade, com conceitos como “receita”, “custo de mercadoria vendida” e “margem bruta”, que devem estar na ponta da sua língua se você quiser fazer sua empresa crescer no longo prazo.

[/highlight]

Organize os seus produtos desde os primeiros dias de operação e saiba exatamente quais itens estão vendendo mais.

Organize o que você vende

Já parou para pensar: quando você organiza tudo que vende em um galeria de produtos digital, você imediatamente consegue ter um panorama de como estão as vendas de seus alimentos e bebidas? Assim, não arrisca seguir o próprio gosto, dando destaque para “aquele sanduíche delicioso” que talvez só você goste de verdade.

Hoje, muitos programas de frente de caixa têm galerias de produtos intuitivas e fáceis de usar. Então, assim que o menu vai aumentando, é bem simples acrescentar novos itens. É só fazer uma foto daquele novíssimo milk shake de chocolate com cookies e cobertura de frutas vermelhas e inserir o preço — além da matéria-prima, lembre-se de sempre incluir o valor dos impostos e os gastos de execução. Depois, basta clicar na bebida nova (ou prato, ou sobremesa) para cobrar cada venda. Isso que é agilidade, não é mesmo?!

Organize sua Galeria de produtos

As vantagens de uma galeria de produtos bem-feita são óbvias: além de ser mais fácil de usar, explicar como o programa funciona para novos funcionários vai ser supertranquilo.

Uma galeria de produtos bem-feita vai te fazer vender mais e, consequentemente, vai gerar mais receita, ou seja, G-R-A-N-A no banco!

Quanto mais informação você tiver sobre cada produto que vende – e como eles são vendidos – mais fácil será para você tomar decisões inteligentes sobre o futuro de seu café ou restaurante. Pois é, uma galeria de produtos bem-feita vai te fazer vender mais e, consequentemente, vai gerar mais receita, ou seja, G-R-A-N-A no banco!

Preocupe-se com os desejos de seus clientes

Lembre-se sempre de uma coisa: é mais caro conquistar novos clientes do que fidelizar aqueles que você já encantou. A empresa britânica de softwares contábeis Xero fez uma estimativa: os microempresários gastam de seis a vinte vezes mais dinheiro tentando atrair novos compradores do que investindo para manter os que já são clientes.

E aí, esse dado ajudou a te convencer que ter uma ferramenta de CRM (customer relationship management ou gestão do relacionamento com clientes) é imprescindível.

É mais caro conquistar novos clientes do que fidelizar aqueles que você já encantou.

Vamos ser honestos, qualquer empresário precisa de algum sistema que administre seus contatos. Quando você tem centenas de coisas na cabeça, muitos contatos importantes podem acabar escapando. Não precisa ser nenhum sistema elaborado demais nem caro demais se você está no começo. Mas garanta algum lugar para armazenar e organizar todos os contatos que você faz na sua vida de empreendedor.

Com a ferramenta de CRM do nosso aplicativo gratuito, você pode armazenar e-mails e dados dos seus clientes facilmente após a venda. Com uma lista grande de emails cadastrados, você pode usar táticas de e-mail marketing, como — por que não? — uma newsletter mensal com as novidades do seu negócio.

Divulgue informações sobre novos produtos, convide sua lista de e-mails para noites VIP, faça pré-vendas de itens exclusivos ou ofereça descontos especiais de Natal, por exemplo! Estabeleça objetivos para que eles se tornem fãs leais de seu café ou restaurante para que seus clientes se sintam superespeciais.

[highlight]

Na hora de finalizar uma venda, se você perceber que o cliente teria interesse em receber notícias e promoções, seja simpático e peça o e-mail dele. E com a grande quantidade de mensagens que recebemos todos os dias, aproveite a oportunidade para reforçar que só vai enviar alguma quando valer a pena mesmo. 😉

[/highlight]

Published by

Christoffer Ahlberg

Accountant at iZettle

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *